quarta-feira, 4 de maio de 2011

Apresentação - carta de abertura aos visitantes.


“Aos onze dias do mês de fevereiro do ano de mil novecentos e noventa e três, às dezenove horas, reuniram-se no Centro Pastoral, na Rua Nossa Senhora de Fátima, s/n – Marcelino Vieira – RN – A orientadora pedagógica Irama Cardoso Fontes, o Pároco local João Batista Silva de Mendonça, o Odontólogo Manoel Viana, alguns agentes pastoral e demais pessoas.” Desta forma o Secretario Francisco de Assis, inicia sua ata de reunião, em que se fundava o colégio: EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, sendo o pioneiro de nossa cidade na categoria privado, tendo ainda poucos funcionários e também com poucas turmas, ainda dos anos iniciais. No inicio se funcionou em prédios (casas) alugados, até chegar no atual e permanente endereço. Construído especialmente para funcionar salas de aulas direcionadas a crianças de alfabetização e fundamental menor.
(...)


Mas não é apenas o fator iniciar com poucos recursos que nossa história se destaca e ganha tamanho privilégio, é fabuloso destacar que o inicio de nosso EDUCANDÁRIO, não se deve apenas as lutas por constantes melhorias durante todos estes anos, mas pelo grupo de amigos de nossa cidade que acreditaram não apenas em seus potenciais, mas também na força da união dos amigos que viram na Educação um meio de profissionalizarem e de proporcionar a nossa cidade uma oportunidade a mais e melhor de ensino. Uma oportunidade que muitos pais da época queriam para seus filhos, uma educação personalizada e mais atuante para cada aluno, direcionada para cada criança, e amparada num apoio pedagógico novo e com gás para buscar o novo. 1993 foi o ano da mudança; da novidade; das novas expectativas. Tínhamos um novo colégio, novo na forma de ensinar, e na forma de ver o futuro. Nossa cidade ganhou não apenas mais um colégio/escola, ganhou uma nova perspectiva, um ponto de visão que ia além do que era prático e previsível.
E comandar uma escola não é nada fácil, bem, mas o EDUCANDÁRIO não era uma escola normal, igual a todas as outras de nossa cidade, era a primeira privada, a direção não teria que se preocupar apenas com parte pedagógica e administrativa, teria que se preocupar com um elemento surpresa, dinheiro, funcionários a pagar, materiais a selecionar, e o mais complicado e delicado de tudo, conquistar os pais a transferirem seus filhos para uma instituição nova e que estava apenas começando, contudo os docentes e demais administradores é claro, eram pessoas não apenas conhecidas mas admiradas por seus desempenhos e esforços para se tornarem melhores a cada dia, pessoas que lutaram para conquistar um espaço então escasso que não oferecia nenhuma expectativa de futuro. E assim como os demais funcionários, a direção da escola também foi e é formada por pessoas que procuram sempre melhorar não somente os aspecto físico e estrutural como a parte educacional e social. Com este histórico o EDUCANDÁRIO veio se firmando a cada ano e novas turmas/series surgiram para suprir a necessidade de nossos filhos não terem que mudar de colégio ou mesmo cidade para continuar os estudos.
Atualmente quem estar a frente da gestão é Zilmar Galdino da Rocha, que esteve desde o inicio com Francisco de Assis e Antonia Aldeneide Fernandes, e com a saída destes dois últimos, Zilmar ficou a frente na direção, sempre buscando o melhor e mantendo as turmas unidas e a certeza de um futuro melhor para nossos filhos.
Em seus, quase, 20 anos, muitos alunos cresceram se tornaram grandes profissionais, e outros já estão cursando faculdades e outros cursos. Atualmente o colégio atua do maternal até o 7º ano, com projeções para de alcançar mais duas turmas até seu aniversário de 20 anos, em 2013 com o 8º e 9º ano, estaremos todos torcendo por estas conquistas.
Ao fazer parte de tudo isso, tenho que concluir com mais algumas palavras, fazer parte desta história é muito gratificante, nós, professores, somos sempre vistos com carinho por muitos alunos, mas os alunos do EDUCANDÁRIO estão mais próximos, são mais carinhosos e mesmo as vezes nos tirando a paciência, eles sempre nos faz esquecer com o clima familiar proporcionado em sala de aula, e durante os intervalos, eles são nossos filhos e amigos. Sim, fazer parte desta história é enriquecedor, como profissional e humano. Mesmo atuando ainda no segundo ano, posso dizer que me sinto como parte desta família que só cresce.
Hoje se inicia mais um capítulo desta história, com a criação deste blog, queremos proporcionar uma maior interação não só com os alunos mas também com amigos e demais interessados em saber mais sobre nossos eventos. Estaremos sempre atualizando, mesmo sem um período determinado, mas pondo em destaque qualquer novidade. Também almejamos com esse novo espaço dinamizar as aulas proporcionando aos alunos publicações de suas obras poéticas e demais gêneros literários e artísticos, assim motivando cada vez mais o intelecto e a genialidade de nossas crianças.
A todos um muito obrigado pela sua visita e esperamos outras futuras, fiquem a vontade para nos escrever e deixar seus comentários/sugestões/e outros afins.
O Editor  Profor. Evandro Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário